Boletim do Rengô nº 106 novembro/2018

34º Campeonato Brasileiro de GB Feminino e 24º Campeonato Brasileiro de GB Masculino e Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil

Nos dias 10 e 11 de novembro, foram realizados o 34º Campeonato Brasileiro de Gueitebol Feminino e o 24º Campeonato Brasileiro de Gueitebol Masculino, nas quadras do Estádio de Gueitebol da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, sito a Av. Leonardo da Vinci, 1551 – Vila Guarani, São Paulo, com a participação de 102 equipes distribuídas em duas categorias, 28 de kooreisha feminino, 17 de soonen feminino, 30 de kooreisha masculino e 27 de soonen masculino.

Comemorou-se também, na ocasião, os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Além das premiações oferecidas pelos patrocinadores, troféus comemorativos dos 110 anos da Imigração Japonesa foram concedidos pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social às equipes campeãs.

 

A cerimônia de abertura deu-se às 8 horas, sob a coordenação do vice-presidente Toshinori Takamura, que convidou o vice-presidente Yukio Honda, para pronunciar a declaração oficial de abertura do campeonato. Após guardar um minuto de silêncio em honra a memória dos falecidos, teve a execução do Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, a saudação do presidente Hatiro Honda da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil. Honda agradeceu a todos os participantes, assim como aos principais patrocinadores.

 

Comunicou ainda que o próximo 36º Campeonato Brasileiro de Gueitebol, será realizado pela Regional Noroeste em Cafelândia, nos dias 18 e 19 de maio de 2019. As seguintes autoridades estiveram presentes: Seizi Oga, Presidente da Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo, Keiji Kato, Assessor Parlamentar do Deputado Federal Walter Ihoshi, Kenji Kiyohara, Diretor de Esportes da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Akinori Sonoda, Vice-Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Enkyo, Diogo Miyahara, Assessor Parlamentar do Vereador Aurélio Nomura, Nobuko Kojo, do Jornal São Paulo Shimbun, Nilda Florio, do Grande Conselho Municipal do Idoso, Makoto Atsumi, da Service Global Turismo.

 

Na sequência, houve a devolução do Troféu Transitório pela equipe feminina kooreisha de Lins, que foi a campeã geral de 2017. Os idosos acima de 88 anos foram homenageados com mimos que foram entregues pelas autoridades presentes. As observações sobre arbitragem e o esquema de jogos foram feitas por Mário Takamura, diretor de arbitragem, e Teruo Tagomori, diretor técnico, respectivamente. O juramento de jogadores foi feito pela representante da equipe de Lins, Midori Okajima.

Os jogos foram iniciados às 8:30 horas do dia 10, utilizando 16 quadras, sendo 8 para o grupo masculino e 8 para grupo feminino. Neste dia, todas as equipes participaram da fase classificatória, com a maioria jogando 3 partidas, em 12 rodadas e no dia 11, às 8 horas, deu-se prosseguimento aos jogos classificatórios, em 4 rodadas seguidos pelos jogos da fase de tournament (mata-mata).

Os troféus e as medalhas foram oferecidos pela patrocinadora Fundação Kunito Miyasaka, e as premiações pelas empresas Service Global Turismo e Hinomoto Shoyu.

 

A classificação por categoria foi: na categoria kooreisha feminino – Carrão Kyoyu A (Sumiko Omine) – campeã, Santo André (Yuriko Nakano) – vice-campeã, Ibirapuera A (Teru Nagayama) e Ibirapuera B (Helena Yabiku) – 3º lugar; na categoria soonen feminino – Saga B (Yuriko Okuyama) – campeã, Ribeirão Preto (Vitória Touma) – vice-campeã, Curitiba (Miyuki Makishi) e Dourados (Noemia Kaku) – 3º lugar; na categoria kooreisha masculino – São José dos Campos A (Teruo Onari) – campeã, Uruma A (Takashi Iramina) – vice-campeã, Saga A (Jorge Miyazaki) e Matilde B (Kango Yamashita) – 3º lugar; na categoria soonen masculino, Junqueirópolis (Jonas Sato) – campeã, Cafelândia (Tiago Monticelli) – vice-campeã e Caucaia C (Daniel Kawakami) e Tozan (Sadatsugu Yamaguchi) – 3º lugar.

 

 

Rengô-hai em Junqueirópolis

O 29º Torneio Rengô-hai da Regional Paulista foi realizado no dia 4 de novembro, nas quadras do Centro Esportivo Uieda Akira, em Junqueirópolis, distante 650 km de São Paulo.

A cerimônia de abertura teve início às 8:20 horas, comandada pela apresentadora Júlia Shibuia Takao que, após guardar um minuto de silêncio, convidou o presidente Naoshigue Yano do Junqueirópolis Esporte Clube para sua saudação. Yano que é também membro do Conselho Deliberativo da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil agradeceu a presença de grande número de participantes, principalmente às equipes que vieram de longe como São Paulo – Capital. Em seguida, fez uso da palavra o presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, Hatiro Honda, que esclareceu sobre o significado do Rengô-hai. O presidente da Regional Paulista, Paulo Hoshino, agradeceu a todos os participantes e comentou sobre o esquema de jogos do torneio. Considerações a respeito de regras e disciplinas foram feitas pelo diretor Alberto Yamamoto de arbitragem da regional.

 

O torneio contou com a participação de 19 equipes, sendo 7 da categoria kooreisha (acima de 70 anos) e 12 da categoria soonen (livre). Participaram do torneio como convidadas especiais, duas equipes do Rengô (UCGB). Os jogos foram realizados em duas fases: classificatória em que cada equipe jogou 3 partidas e tournament. Os classificados foram: categoria kooreisha, Osvaldo Cruz – campeã, Dracena – vice-campeã, Tupã e Junqueirópolis – 3º lugar; categoria soonen, Junqueirópolis 1 – campeã, Junqueirópolis 2 – vice-campeã, Tupi Paulista 1 e Tupi Paulista 2 – 3º lugar.

 

 

Campeonato Brasileiro de 2019 em Cafelândia

No dia 7 de novembro, a diretoria da UCGB, atendendo ao pedido do ofício enviado pelo Clube de Gueitebol de Cafelândia, da Regional Noroeste, para a realização do 36º Campeonato Brasileiro de Confraternização de Gueitebol, esteve na cidade de Cafelândia para inspecionar e aprovar as condições da infra-estrutura do clube. Participaram da comitiva da diretoria da UCGB: Hatiro Honda, Julio Kamimura, Tizuru Saito, Yuriko Okuyama e Hiroko Honda. Representando a Regional Noroeste, participaram Armando Nakamura e Haruo Suzuki e representando a diretoria do Clube de Gueitebol de Cafelândia, participaram Fabrício M. M. Monticelli e Weler Fernandes. Esteve presente também, o secretário de Esportes do Município de Cafelândia, Diego Morelli.

 

Segundo Fabrício Monticelli, presidente do Clube de Gueitebol de Cafelândia, a organização do evento será apoiada pela Prefeitura Municipal de Cafelândia e pela Tomonokai de Cafelândia.

Após a inspeção e observação das condições do local, a comissão aprovou a realização do 36º Campeonato Brasileiro de Confraternização de Gueitebol, na cidade de Cafelândia, nos dias 18 e 19 de maio de 2019.

 

Carrão Kyoyu de Gueitebol comemora seus 35 anos de fundação

No dia 15 de novembro, foi comemorado o 35º aniversário da Associação Carrão Kyoyu de Gueitebol, nas quadras de gueitebol da associação sito à Praça Haroldo Daltro, 286 – Vila Carrão – São Paulo, com uma grande festa. De manhã, foi oferecido aos participantes farto café da manhã e, por volta das 11 horas, um delicioso almoço preparado pelas integrantes do departamento feminino. Neste evento, participaram 40 equipes, compostas pelas equipes do Carrão Kyoyu e equipes convidadas. Dentre as equipes convidadas estavam a da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, formada por Hatiro Honda, Helena Honda, Yuriko Okuyama, Alice Nakamura e Tsuguio Ubukata e a da Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo formada por Seizi Oga, Toshinori Takamura, Julio Kamimura, Teresa Kamimura e Regina Yokoo.

 

Sob a coordenação do diretor Massakichi Uema, foi iniciada a cerimônia de abertura às 8 horas. Após guardar um minuto de silêncio, as seguintes autoridades fizeram uso da palavra: Seizen Gushiken, presidente da comissão organizadora, Tamotsu Komesu, representando o presidente da Associação Okinawa de Vila Carrão, Takeyoshi Teruya, Yoshio Oshiro, presidente do Rojinkai, Hatiro Honda, presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, Seizi Oga, presidente da Federação de Gueitebol do Estado de São Paulo, Teruo Tagomori, presidente da Regional Seitô, Seiei Komesu, diretor de arbitragem e Yutaka Nako, diretor técnico. Em seguida, foi feita homenagem aos 6 atletas idosos acima de 90 anos, com a entrega de lindas orquídeas pelas senhoras do departamento feminino. Os presidentes Hatiro Honda (UCGB), Seizi Oga (FGESP) e Teruo Tagomori (Seitô), também foram homenageados com orquídeas.

 

Os jogos foram realizados nas 5 quadras, com cada equipe jogando 3 partidas. A classificação foi feita por quadras. Além dos prêmios especiais às equipes classificadas até o 3º lugar, um guarda chuva e um saco de arroz foram oferecidos a todos os jogadores participantes.

 

 

Exame de Árbitro Sankyu na Regional Capital

No dia 18 de novembro, a Regional Capital realizou o exame de Árbitro Sankyu para 8 candidatos, sendo 7 do Ibirapuera Gueitebol Clube e 1 do Clube Saga de Gueitebol, utilizando as quadras de gueitebol do Ibirapuera Gueitebol Clube, em São Paulo. O exame foi aplicado por Mário M. Takamura, presidente da Regional e diretor de arbitragem da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, sendo auxiliado pelos árbitros ikkyu internacional, Ichiro Usami, Yuriko Okuyama, Hélio Goto, Yudur Kimura e Paulo Yamamoto, além da colaboração dos gueitebolistas do Ibirapuera, para formação de equipes nas 2 quadras utilizadas para a parte prática do exame.

 

 


 

APROVADOS NO EXAME DE ÁRBITRO – SANKYU (Regional Capital – 18/11/2018 em São Paulo-SP)

Ibirapuera: Helio Ohira, Iracema Ohira, Maria Amalia do Carmo Rensi Sonnewend, Maria Nishiyama, Valter Shinji Oyama, Vera Lúcia Keiko Katayama Gushi e Yatiyo Miqui. Saga: Darlan Souza Ferreira.

 


 

Edital de Convocação

 De acordo com o capítulo VIII, artigos 42º e 44º, do Estatuto Social da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil (UCGB), são convocados todos os associados para a 36ª Assembleia Geral Ordinária que será realizada no dia 10 de janeiro de 2019, às 8:30 horas, em primeira convocação, ou às 9 horas, em segunda convocação, no salão de Miyagui-kenjinkai, sito à Rua Fagundes, nº 152, nesta capital, a fim de deliberarem sobre a seguinte Ordem do Dia: 1) Relatório das atividades e balanço patrimonial relativo ao exercício de 2018; 2) Plano de atividades e proposta orçamentária para o exercício de 2019; 3) Eleição da Diretoria executiva*; 4) Outros assuntos de interesse da UCGB.

 

*As inscrições das chapas para concorrerem à eleição devem ser feitas no escritório da UCGB até o dia 21 de dezembro de 2018

São Paulo, 30 de novembro de 2018   Hatiro Honda – Presidente da UCGB


Postado por União em 03/12/2018 na categoria Notícias da União


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *