Boletim do Rengô nº 105 outubro/2018

Copa Rengô

A 72ª Copa Rengô foi realizada no dia 20 de outubro nas quadras do Estádio de Gueitebol da UCGB, com a participação de 33 equipes, sendo 22 da categoria kooreisha (acima de 70 anos) e 11 da categoria soonen (livre).

A cerimônia de abertura deu-se às 8 horas, quando foi guardado um minuto de silêncio, e em seguida, Yukio Honda, vice-presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, representando o presidente Hatiro Honda, fez sua saudação, agradecendo inicialmente a participação de todos no torneio. Relatou sobre o sucesso do 12º Campeonato Mundial de Gueitebol, realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro, agradeceu a todos os membros da diretoria da UCGB, bem como a todos os voluntários que participaram na organização. Ichiro Usami, vice-diretor de arbitragem e Teruo Tagomori, diretor técnico, fizeram considerações sobre as regras e esquema dos jogos, respectivamente.

Após as equipes jogarem 4 partidas, nas 6 quadras cobertas, deu-se o seguinte resultado final: categoria kooreisha – Uruma (Takashi Iramina) – campeã, Saga B (Julio Kamimura) – vice-campeã, Ibirapuera A (Koshin Ushizaki) – 3º lugar e Santo André (Yuriko Nakano) – 4º lugar; categoria soonen – Saga D (Yuriko Okuyama) – campeã, Saga A (Mário Maruyama) – vice-campeã, Matilde (Mário Imamura) – 3º lugar e Caucaia (Daniel Kawakami) – 4º lugar.

 

 

Rengô-hai

Regional Vale do Paraíba

A 29ª edição do Torneio Rengô-hai de Gueitebol da Regional Vale do Paraíba ocorreu no dia 9 de setembro, na cidade de São José dos Campos, com a participação de 15 equipes, em categoria única.

A cerimônia de abertura, conduzida por Hideo Wakugawa, deu-se às 8 horas, com a saudação do Teruo Onari, presidente da Regional Vale do Paraíba de Gueitebol, que agradeceu a todos os participantes e, em particular, ao representante da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, Hatiro Honda. As considerações técnicas foram feitas pelo diretor Harutaka Osako. As equipes classificadas foram Ubatuba A – campeã, São José A – vice-campeã e Caraguatatuba e Ubatuba C – 3º lugar.

 

Regional Sorocabana

O 24º Torneio Rengô-hai da Regional Sorocabana foi realizado no dia 9 de setembro, nas quadras da Associação Cultural e Esportiva de Paraguaçu Paulista, na cidade de Paraguaçu Paulista. A cerimônia de abertura deu-se às 8 horas com a presença das seguintes autoridades: Takeshi Saguti, vice-presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, representando o presidente Hatiro Honda, Antonio Sassada, presidente da Associação Cultural e Esportiva de Paraguaçu Paulista, Clemente Júnior, vice-prefeito, Jones Yamada, presidente da Regional Sorocabana, Hiromi Nishizawa, diretor de gueitebol de Paraguaçu Paulista, e Maria Suguiyama, diretora de arbitragem.

O Torneio teve a participação de 11 equipes, sendo 8 na categoria kooreisha e 3 na soonen.

As cidades participantes foram: Assis, Ourinhos, Pirapozinho, Álvares Machado, Presidente Prudente, Martinópolis, Presidente Venceslau e Paraguaçu Paulista. A classificação foi: na categoria kooreisha, Presidente Prudente – campeã, Assis – vice-campeã e Ourinhos – 3º lugar e, na categoria soonen, Presidente Venceslau – campeã, Paraguaçu Paulista – vice-campeã e Martinópolis – 3º lugar.

 

Regional Mato Grosso do Sul

O 29º Torneio Rengô-hai da Regional Mato Grosso do Sul aconteceu, no dia 14 de outubro, com a participação de 21 equipes, sendo 9 da categoria ouro (acima de 70 anos) e 12 da categoria livre (sem restrição de idade).

A cerimônia de abertura, coordenada pela Alice Ishioka, iniciou-se às 8 horas. Após guardar um minuto de silêncio em honra à memória dos falecidos, Jorge Kaku, presidente da Regional Mato Grosso do Sul, fez uso da palavra agradecendo a presença de todos os atletas participantes, em que a maioria das equipes, como Laranja Lima, Dourados, Quebra Coco e Ponta Porã, vieram de cidades distantes. Seguiram-se as palavras do presidente Mauro Márcio Sakai, da Associação Campograndense de Beisebol (ACB), do presidente Yoshiaki Aratani, da Federação Sul-Matogrossense de Gueitebol e do presidente Hatiro Honda, da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, a entidade promotora do evento. Estiveram presentes também as seguintes autoridades: Octacílio Sakai, ex-presidente da ACB e Eduardo Kanashiro, presidente do Clube Okinawa de Campo Grande. Considerações técnicas sobre arbitragem foram feitas pela diretora Neuza Aratani.

Antes do início dos jogos, o presidente Kaku convidou os 18 novos árbitros que foram aprovados no exame de sankyu, realizado em Dourados no dia 15 de julho de 2018, para se apresentarem em frente à tribuna para receberem, das mãos do presidente Hatiro Honda, os certificados e as credenciais.

As competições foram realizadas em duas etapas, sendo a primeira em esquema league (Round Robin Tournament) restrito a três jogos e na segunda em esquema de tournament, com a participação de todas as equipes. A classificação foi: na categoria ouro, Nipo B – campeã, Laranja Lima A – vice-campeã e ACB B – 3º lugar; na categoria livre – Dourados B – campeã, Ponta Porã – vice-campeã e ACB B – 3º lugar.

 

Regional Tohoku – E. S. P.

No dia 21 de outubro, realizou-se o 29º Torneio Rengô-hai da Regional Tohoku – E. S. P., nas quadras da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto, com a participação de 12 equipes, em categoria única. Na cerimônia de abertura, fizeram uso da palavra as seguintes autoridades: Silvio Sakamoto, presidente da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto e Mitsuo Kannami, vice-presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, que representou o presidente Hatiro Honda. O diretor de arbitragem João Touma fez observações sobre as regras a serem seguidas no torneio.

Iniciaram-se os jogos às 8:40 horas com as equipes distribuídas em 3 quadras, sendo uma coberta. Os jogos foram realizados em 2 etapas, uma classificatória, que terminou às 12 horas, e às 13:30 horas iniciou-se a etapa de tournament. As equipes classificadas foram Ribeirão Preto 1 – campeã, Ribeirão Preto 2 – vice-campeã e Guaíra 1 e Guaíra 2 – 3º lugar.

 

 

Torneio Aberto de GB da Regional Capital

O 11º Torneio Aberto de GB da Regional Capital foi realizado no dia 27 de outubro, nas quadras do Estádio de Gueitebol da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, com a participação de 29 equipes, sendo 20 da categoria kooreisha e 9 soonen. Além das equipes da Regional Capital, participaram também equipes de outras regionais, como de Palmas e Caucaia.

A cerimônia de abertura, deu-se às 8 horas, quando foi guardado um minuto de silêncio em honra a memória dos falecidos e, em seguida, o presidente da Regional, Mário Takamura, agradeceu a presença de todos e esclareceu que este torneio tem o cunho filantrópico, pois o saldo líquido da arrecadação será destinado ao departamento feminino da UCGB que promoverá, no dia 25 de novembro, o tradicional Torneio Beneficente. A coordenadora do GATA (Grupo de Apoio Técnico e de Arbitragem), Aya Fugisava, falou sobre as principais falhas que ainda estão ocorrendo nas arbitragens, e pediu empenho de todos no sentido de aprimorarem seus conhecimentos sobre as regras de gueitebol. O diretor de arbitragem Ichiro Usami e o diretor técnico Yudur Kimura fizeram observações técnicas sobre arbitragem e o esquema dos jogos, respectivamente.

Os jogos foram desenvolvidos utilizando 6 quadras cobertas, cada equipe jogando 4 partidas, cujos resultados foram conforme seguem: categoria kooreisha – Ibirapuera 1 (Nagayama) – campeã, Saga 2 (Usami) – vice-campeã, Saga 6 (Nakamura) – 3º lugar e Paulista (Yoshida) – 4º lugar; categoria soonen – Saga 3 (Maruyama) – campeã, Saga 2 (Okuyama) – vice-campeã, Caucaia 1 (Daniel) – 3º lugar e Caucaia 2 (Daniela) – 4º lugar.

 

 

Instituto Gabi

No dia 28 de outubro, o presidente Hatiro Honda e o vice-presidente Toshinori Takamura da UCGB estiveram no Instituto Gabi, sito à Rua Gustavo da Silveira, 128 – Vila Santa Catarina, São Paulo, e entregaram 8 caixas contendo 80 pacotes de 500 folhas de papel sulfite e 10 fardos de sacos de lixo de 60 litros e 10 fardos de 100 litros. A doação foi o fruto da realização, no dia 26 de agosto, do Festival de Gueitebol dos Jogos da Cidade.

Esse tradicional torneio faz parte da ação conjunta entre a União dos Clubes de Gueitebol do Brasil e a Comissão Organizadora dos Jogos da Cidade da Secretaria de Esportes e Lazer do Município de São Paulo.

 

 

Comemoração da Associação Dracenense de Esporte e Cultura – ADEC

No dia 20 de outubro de 2018, foi comemorado pela ADEC, 70 anos da Fundação do Nipponjinkai, 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e 30 anos da Conquista do título de campeão no 3º Campeonato Mundial de Gueitebol, realizado no Brasil em 1988.

No jantar comemorativo, estiveram presentes as seguintes autoridades; prefeito da cidade de Dracena, Juliano Brito Bertolini, vice-prefeito, Moisés Antônio de Lima, secretário da Cultura e Turismo, João Paulo Benini, presidente da União dos Clubes de Gueitebol do Brasil, Hatiro Honda, presidente da Liga de Gueitebol da Alta Paulista, Paulo Noboru Hoshino, presidente da ADEC, Hermes Tamura e demais autoridades representando diversas entidades.

O evento teve início às 19:30 horas, pelo apresentador Leandro Kenji Miyaguchi que agradeceu a todos pela presença e, em seguida convidou o presidente da Comissão Organizadora, Alberto Yoshiyuki Yamamoto para fazer o uso de palavra.

Alberto agradeceu a todos pela presença e também aos associados do Nipponjinkai pela preservação da tradição, da cultura e dos costumes deixados pelos imigrantes, e à comissão de trabalho que não mediu esforços para a busca de informações. Agradeceu também às empresas e profissionais parceiros que sempre apoiaram para o sucesso deste evento.

Em seguida, fizeram uso de palavra presidente da ADEC Hermes Tamura, presidente da UCGB Hatiro Honda e prefeito Juliano Brito Bertonini que parabenizou e agradeceu aos japoneses por tudo que têm feito pelo progresso da cidade de Dracena.

Durante a festa, foi feita excelente apresentação de “TAIKÔ” pela equipe de Taikô Seiishin Daiko seguida de show de karaokê.


Postado por União em 05/11/2018 na categoria Notícias da União


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *